Darius Garland (armador de Vanderbilt) 16.2 PTS / 53.8% FG / 47.8% 3-PT

Idade: 19 anos – Freshman

Medidas: 1,88m de altura e envergadura de 1,96m

Projeção no draft: 4-8

As performances de jogadores como Stephen Curry, Damian Lillard e CJ McCollum tem demostrando – durante os playoffs de 2019 – a importância de se contar com armadores/combo-guards capazes de criar e converter pullups de longa e média distância, seja para colocar pontos no placar ou simplesmente forçar dobras da defesa adversária no perímetro – criando mais espaço para os companheiros.

Darius Garland é, de longe, o melhor do draft nesse quesito.

O armador usa a combinação de um controle de bola acima da média, um ritmo próprio com constante variação de velocidade para manter o defensor desequilibrado e muito equilíbrio e trabalho de pernas para subir para seus pullups imediatamente a partir do drible.

Ele é um daqueles jogadores que ‘coloca o adversário para dormir’ com dribles casuais e – a partir dessa ‘armadilha’ – não o oferece chance alguma de contestação pela velocidade com que tira o arremesso.

Além da habilidade como cestinha – seu principal atributo, Garland tem ainda ótima visão de jogo, acurácia com ambas as mãos e criatividade em seus passes que se revelam, sobretudo, em situações de transição e pick and roll.

O freshman é conhecido ainda por possuir atributos ‘intangíveis’ como liderança, altruísmo para jogar fora da bola se preciso e uma confiança quase ‘inabalável’ para não se omitir nos momentos decisivos das partidas.