Nos aproximando da metade da temporada 2020-2021, decidimos apontar os novatos que mais tem se destacaram no lado defensivo da quadra – algo que, em geral, recebe pouca atenção não só da grande mídia, mas até mesmo da mídia especializada na cobertura da liga.

LaMelo Ball (Hornets)
Estatísticas relevantes: 1º em roubos (1.6) e desvios (3.1) entre os novatos
Comentário: tal como seu irmão Lonzo, LaMelo deu uma resposta enfática os questionamentos acerca de sua atuação no lado defensivo ao longo do processo pré-draft ao não apenas utilizar seus instintos espetaculares de antecipação para ser um jogador para lá de disruptivo na defesa coletiva – como para se valer das medidas de elite para exibir ótima versatilidade posicional na defesa individual (limita alas a 40.3% FG e guards a 43.7%).

Jaden McDaniels (Timberwolves)
Estatísticas relevantes: 5º em contestações (7.1), 2º em tocos (1.1)
Comentário: ‘muito mais Jonathan Isaac do que Brandon Ingram’. Ectomorfo clássico, McDaniels ainda está longe de posssuir um conjunto de habilidades que o permita utilizar sua envergadura de 2,14m para arremessar sobre qualquer defensor. Mas usa, como pouquíssimos jogadores de 19 anos de idade, sua mobilidade acima da média e um tremendo timing para ser um pesadelo tanto no perímetro (diminui o aprov. médio dos adversários em 5.8%) quanto – e sobretudo – no garrafão (reduz o aprov. médio em 14.2%!).

Chuma Okeke (Magic)
Estatísticas relevantes: 3º em desvios
Comentário: assim como McDaniels, Okeke tem se mostrado um ala ‘ultra-moderno’ capaz de ‘trocar tudo’ e defender com muita eficiência as posições 1, 2, 3 e 4. O ala passou 53% de suas posses defensivas marcando alas e 42.3% marcando guards. Foi efetivo contra ambos: limitando os primeiros a um aprov. de 40.5% FG e os segundos a 42.6%.

Precious Achiuwa (Heat)
Estatísticas relevantes: 55th percentile na defesa de PnR
Comentário: depois de se destacar como um ‘protótipo ideal’ de pivô de small ball pela combinação de atleticismo, mobilidade e a envergadura de 2,20m na Univ. de Memphis, Achiuwa repete o desempenho e dá ao Heat um legítimo substituto de Bam Adebayo vindo do banco de reservas – entregando a versatilidade defensiva que faltou à franquia de Miami nos momentos em que Bam esteve fora da quadra última temporada.

James Wiseman (Warriors)
Estatísticas relevantes: 1º em tocos (1.3)
Comentário: projetado como um ‘game changer’ na proteção de aro que também era capaz de mover os pés no perímetro, Wiseman tem confirmado as expectativas – liderando os novatos em contestações e tocos, bem como diminuindo o aprov. médio dos adversários no perímetro em 4.1%