Terminada mais uma semana na NBA, hora de elegermos o top três dos novatos que mais se destacaram no período:

1 – Collin Sexton (Cavaliers) 22 PTS / 3.3 AST / 52.2% FG / 53.8% 3-PT

Continua sua franca evolução na temporada ao mostrar consistência em suas áreas de conforto – pullup de média distância, ataque ao aro e defesa individual tenaz, e surpreender na principal área de questionamento de seu jogo: o chute de três pontos.

Não apenas converteu 53.8% de seus arremessos de longa distância na semana, como aumentou consideravalmente a frequência com que recorre à bola de três. Foram 3.3 tentativas por jogoe

Mais impressionante ainda foi observar que seus arremessos longos não se limitaram a situações de ‘pega-e-chuta’, mais fáceis em geral, recorrendo e convertido ‘pullups’ de alto grau de dificuldade

Seu próximo passo é impactar mais a coluna das assistências – onde teve média de apenas 3.3 por jogo na semana.

2 – Luka Doncic (Mavericks) 16.7 PTS / 6.7 RBT / 38.5% FG / 40% 3-PT

Continua com dificuldade para pontuar de maneira eficiente – algo que tem aumentado com o maior conhecimento dos adversários sobre suas tendências, evitando o contato físico e explorando a falta de um primeiro passo explosivo do novato.

Apesar disso, mostra resiliência e força mental ao seguir chamando a responsabilidade nos momentos decisivos – como o fez de forma brilhante na partida contra o Rockets quando anotou 11 pontos seguidos nos 3 minutos finais.

3) Kevin Knox (Knicks) 13 PTS / 8 RBT / 37% FG

Ainda que longe de ser eficiente no ataque, teve a oportunidade de mostrar seu repertório na semana que mais atuou até aqui – com 28.6 minutos de média.

Sabidamente um cestinha capaz de pontuar nos três níveis do jogo, o ala impressionou ao utilizar sua envergadura de 2,12m para impactar a tábua de rebotes. Área fundamental para que possa ser utilizado como um ala-pivô no futuro a fim de explorar mismatches contra jogadores mais lentos da posição.

#nba #rookies #scouting