Terminada mais uma semana, hora de elegermos os 3 calouros que mais se destacaram no período:

 

1) Luka Doncic (Mavericks) 18 PTS / 8 RBTS / 7.5 ASTS / 42.3% FG

Talvez a semana mais completa do esloveno desde que chegou à NBA. Doncic parece ter definitivamente encontrado seu ritmo como criador de jogadas para seus companheiros, sobretudo a partir do pick and roll – onde era projetado para ser elite logo no primeiro dia pelas análises do NBA Rookies Brasil.

Ainda sem conseguir rebotar a eficiência demonstrada no início da temporada no âmbito dos arremessos de quadra, o esloveno conseguiu colocar pontos no placar ao buscar o contato com os adversários a fim de ir para a linha do lance-livre.

No último domingo, por exemplo, Doncic arremessou 14 vezes da linha na derrota de sua equipe para o Sacramento Kings.

 

2) Kevin Knox (Knicks) 18 PTS / 4.7 RBTS / 1 Toco / 1 Roubo de Bola / 42.9% 3-PT

Em sua melhor semana na NBA, o ala mostrou todo seu repertório ofensivo e retomou a condição de titular de sua equipe. Ao atuar na posição de ala pivô e se mostrar excelente em situações de transição – na qual utilizou suas passadas largas e sua envergadura para ir no costa-a-costa e finalizar com bandejas, Knox foi um pesadelo para outros jogadores da posição 4.

O ex-jogador de Kentucky usou ainda seus braços longos para impactar o lado defensivo da quadra, bloqueando e alterando arremessos próximo ao aro e sendo disruptivo nas linhas de passe.

 

3) Deandre Ayton (Suns) 14.3 PTS / 10 RBTS / 1.8 Toco / 52.1% FG

Atuando mais como um pivô da nova escola, fazendo bloqueios e correndo para o aro para finalizar com excelentes mãos e explosão em movimento, Ayton foi fundamental na primeira semana vitoriosa de sua equipe na temporada.

Alvo de críticas, seu impacto positivo no lado defensivo também não pode ser ignorado. Ayton esteve excelente contendo o pick and roll, protegendo o aro e contestando arremessos na linha dos três.