Posição no draft de 2006: 3º
Selecionado por: Charlotte Bobcats

Um dos melhores jogadores basquete universitário nos últimos 20 anos,  Morrison acumulou médias de 28.1 pontos, 5.5 rebotes, 52.3% FG e 42.8% nos 3-PT em 2005-2006, sua terceira temporada em Gonzaga

Em maio de 2006, o site Draft Express o descreveu o lado cestinha do jogador da seguinte maneira: “Impeça-o de atacar a cesta e ele vai arremessar de três. Marque-o de perto e ele vai atacar o aro a noite toda. Coloque um jogador mais alto para marca-lo e ele vai batê-lo com agilidade. Coloque um jogador mais baixo e ágil e Morrison irá explorá-lo no post. Tente impedi-lo de pegar a bola e ele irá explorar backdoors no tempo perfeito”. Morrison também se destacava pela personalidade e solidez com a bola – sempre disposto a chutar a bola mais importante do jogo e mantendo baixo número de turnovers (2.3 05-06) mesmo com altíssimo volume de jogo e, não raramente, sofrendo marcação dupla e até tripla.

Apesar dos pontos positivos apontados no nível universitário, scouts reservavam questionamentos legítimos sobre sua habilidade de traduzir o sucesso para a NBA: poderia seguir criando o próprio chute contra defensores mais atléticos?; seria um defensor ao menos decente mesmo com as limitações atléticas e de envergadura (2,03 de alt. e enverg. de 1.99m)? Ao chegar à NBA, apesar de confirmar um importante gap atlético em relação aos competidores, Morrison conseguiu ser razoavelmente produtivo no lado ofensivo como novato, acumulando média de 11.8 PTS com 39.1% de FG.

A partir da lesão no ligamento cruzado em sua segunda temp., porém, suas limitações atléticas foram ainda mais potencializadas e ele já não conseguia ser efetivo correndo sem a bola em volta dos screens, nem tampouco criar separação para criar o próprio arremesso. Pior que isso, se tornou um ponto-fraco defensivo ainda maior.

Quatro anos depois de draftado, Morrison já estava fora da liga. Ainda assim, teve privilégio de ser bi-campeão da liga com o Lakers em 08-09 e 09-10, período em que acumulou média 1.8 PTS e de pouco menos de 7 minutos.