Terminada mais uma semana na NBA, hora de elegermos os três novatos que mais se destacaram no período:

1) Jaren Jackson Jr. (Grizzlies) 15.8 pts / 5.3 rbts / 2.5 tocos / 1.8 roubo de bola / 60.5% FG

Como adiantado pelo NBA Rookies Brasil nas previsões da temporada, a quarta escolha do draft de 2018 começa a estabelecer como um dos melhores novatos das últimas décadas no lado defensivo da quadra.

Sua habilidade de marcar jogadores das 5 posições individualmente – bem como estar sempre no lugar certo nas rotações coletivas, o coloca já, aos 19 anos de idade, em um seleto grupo que conta com jogadores como Draymond Green e Anthony Davis.

Nesta semana, além de ser um monstro na defesa, Jackson Jr. foi extremamente efetivo no ataque estabelecendo o drop-step seguido de gancho curto ambidestro como seu movimento preferido para pontuar de costas para a cesta.

2) Luka Doncic (Mavericks) 16 pts / 7 rbts / 37.8% FG

Apesar do baixo aproveitamento nos arremessos de quadra, o esloveno foi parte importante da semana invicta de sua equipe – sobretudo na vitória contra o Golden State Warriors, na qual foi decisivo no último período.

Em uma semana na qual seu arremesso teimou em não cair – sobretudo de longa distância, de onde converteu apenas 31.6% de suas tentativas, Doncic mostrou resiliência para seguir engajado nas partidas e contribuir para as vitórias no final.

3) Deandre Ayton (Suns) 17.3 pts / 8.7 rbts / 60% FG

O pivô segue com sua impressionante efetividade ofensiva, mas a falta de um ‘motor’ que o leve a sair fora de sua zona de conforto para alterar o resultado coletivo da partida começa a incomodar.

Ayton parece estar contente em apenas marcar seu matchup inicial – sem se importar em ajudar um companheiro batido individualmente; e, no ataque, atua apenas apenas no ritmo natural da equipe, não demandando a bola em situações de decisão.