Terminada mais uma semana, hora de elegermos os três melhores novatos do período que durou do dia 29/10 ao dia 4/11.

1 – Luka Doncic (Mavericks) 21 pts / 7.3 rbts / 5.7 ast / 54.5% FG / 50% 3-PT

Em sua melhor semana na NBA até aqui o esloveno foi extremamente eficiente como pontuador e pareceu estar descobrindo ‘seu nicho’ na liga.

Sem a velocidade e a capacidade atlética para bater seus adversários no 1 contra 1, Doncic tem navegado melhor nos bloqueios para se livrar dos marcadores para finalizar à média distância com arremessos e floaters.

O reconhecimento de estar atleticamente abaixo da maioria dos oponentes também tem auxiliado o ala a cuidar melhor da bola e diminuir sua quantidade de turnovers por assistências.
Antes afoito para atacar a defesa adversária, Doncic tem agora abusado das mudanças de velocidade para manter seus marcadores desequilibrados, podendo tomar decisões mais cerebrais para assistir seus companheiros ou reorganizar a jogada.

Na linha dos três, apesar de ainda ter problemas em situações de ‘pega e chuta’, Doncic machucou os adversários com seus ‘step backs’ e arremessos na transição.

2) Wendell Carter Jr. (Bulls) 17 pts / 9 rbts / 2 tocos / 1.8 roubo de bola

Finalmente lembrou aquele jogador da Liga de Verão capaz de impactar a defesa na proteção do aro na atividade nas linhas de passe.

Carter Jr. mostrou ainda toda sua versatilidade no ataque ao pontuar nos posts baixo e médio – e mostrar bons instintos para espaçar a quadra e arremessar para três pontos com confiança.

3) Trae Young (Hawks) 18.3 pts / 9.3 ast / 50% FG

Começa a se separar como o melhor criador de jogadas da classe. Nenhum outro novato enxerga tão bem o jogo e imprime tanto ritmo para sua equipe quanto ele, nem mesmo Doncic – de quem se esperava muito nessa área.

Como pontuador, Young tem finalizado cada vez melhor próximo à cesta – característica que será fundamental para que adversários não possam ‘acossa-lo’ na linha dos três sem medo