Sabe aquela ditado que diz a primeira vez a gente nunca esquece? Tenho certeza que a maioria dos calouros draftados na loteria do draft de 2018 da que atuaram na noite desta quarta-feira, 17/10, gostarão que ele não passe de um mero ditado e não se confirme na vida real.

Dos 11 novatos de loteria que estiveram em quadra na rodada, apenas três tiveram exibições satisfatórias: Deandre Ayton (Suns); Mo Bamba (Magic); e Shai Gilgeous-Alexander (Clippers).

Ayton liderou os novatos em pontos, rebotes e assistências com 18, 10 e 6 – respectivamente. Bamba mostrou ótima mobilidade defensiva para marcar no perímetro e ainda impactou a proteção do aro com 3 tocos, além de dar mais indícios de que seu arremesso de três pontos irá traduzir-se já nessa temporada de estreia convertendo uma de suas duas tentativas. Alexander, por sua vez, foi o armador mais confiável de sua equipe na derrota para o Nuggets e colocou sólidos 11 pontos e 4 assistências – com 83.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Os demais novatos como Luka Doncic (Mavericks), Kevin Knox (Knicks) e Trae Young (Hawks) tiveram exibições para lá de decepcionantes ou nem tiveram a oportunidade de entrar em quadra – como foi o caso de Mikal Bridges (Suns).

Em comum entre os que tiveram minutos, um problema: a falta de eficiência nos arremessos e um número alto de turnovers. Tal combinação, comum entre jovens jogadores, se evidenciou não apenas na tabela de estatísticas – mas na falta de ritmo e confiança com que esses jogadores atuaram em suas respectivas estreias. A todos eles faltou uma certa ‘decisão’ do que fazer com a bola de modo que hesitações em alguns arremessos e passes telegrafados acabaram se repetindo.

Nenhum sinal de alerta deve ser ligado, no entanto. O comum é que novatos – mesmo os selecionados no topo dos drafts – levem algum tempo para se sentirem confortáveis com o aspecto físico e a velocidade do jogo da NBA. O legal é que nós do NBA Rookies Brasil e vocês – nossos leitores – teremos a oportunidade de acompanharmos juntos a evolução de cada um desses jogadores.