Tradicionalmente, o calendário da NBA promove o encontro entre a primeira e a segunda escolha do draft na partida de estreia de seus respectivos times. Em 2018-2019, porém, a liga resolveu fazer diferente e incluiu a terceira escolha no lugar do segundo colocado na seleção.

A troca promovida está longe de ter razões randômicas ou de melhor arranjo logístico. A razão de Deandre Ayton (Suns) e Luka Doncic (Mavericks) se enfrentarem na noite desta quarta-feira, 17/10, é que ambos são indubitavelmente os favoritos para o Prêmio de Calouro do Ano.

Os fãs de Marvin Bagley (Kings) – segunda escolha geral, que nos desculpem, mas o ala-pivô, apesar de promissor pela capacidade atlética e envergadura elite para a posição 4, está longe de se aproximar do que Doncic é atualmente.

O esloveno chega à liga credenciado por múltiplos anos de dominância no basquetebol europeu e, já na pré-temporada, demonstrou toda a adaptabilidade de seu jogo à NBA ao ser exibir extrema criatividade no jogo de pick and roll, força física para atacar o aro, acurácia no arremesso de longa distância e muita versatilidade defensiva – a qual incluiu boas performances marcando jogadores da posição 4 e até protegendo o aro. Um pacote completo – a despeito da falta de uma condição atlética de tirar o fôlego.

Quanto a Ayton… Bom, esse dispensa muita descrição. A primeira escolha de 2018 tem tudo para dominar o garrafão da liga nos dois lados da quadra, com muita agilidade, força, trabalho de pernas e um toque raro no arremesso. Nós do NBA Rookies Brasil, por exemplo, consideramos Ayton com um prospecto superior a Joel Embiid (76ers) – sobretudo por sua maior mobilidade defensiva e seu potencial de ‘espaçador vertical’, ou seja, um jogador de explosão tamanha que se configura em ameaça constante para pontes aéreas.

Em resumo, a partida desta quarta-feira – que se inicia às 23h30 e terá transmissão da ESPN, será o primeiro capítulo da disputa pelo Prêmio de Calouro do Ano com os dois claros favoritos à condecoração se enfrentando frente a frente. Imperdível!