Principal carência: armadores que possam criar na meia quadra – sobretudo em pick and rolls, e capazes de conectar arremessos do perímetro em situações de C&S

Opções:
1) Theo Maledon (Asvel-FRA) – Armador – 19 anos
1,92m de alt. e enverg. de 2,05m

A versatilidade para atuar com a bola nas mãos ou fora dela é uma característica imperativa para qualquer armador do 76ers – já que, invariavelmente, terá de dividir o controle da bola não apenas com o ‘Point Foward’, Ben Simmons, mas também ser capaz de executar cortes e se posicionar para arremessos nas posses em que Joel Embiid for utilizado como ponto focal no post.

Esse conforto para atuar em sistemas de múltiplos ball handlers é uma das principais virtudes do armador francês Theo Maledon que, na última temporada, dividiu – ‘sem atritos’ – papel de criador principal com o norte-americano Jordan Taylor, antigo armador da universidade de Wisconsin.

Muito sólido na tomada de decisões e no cuidado com a bola desde muito jovem, o aumento contribuição de Maledon fora da bola se deve majoritariamente a seu crescimento como arremessador em situações de C&S (36.7% dos 3-PT – com 2.2 tent. -na última Euroliga).

2) Tre Jones (Duke) – Armador – 20 anos
1,90m de alt. e enverg. de 1,96m

Melhor defensor de perímetro da classe de 2020, Jones herdaria minutos imediatos no sistema de Doc Rivers – que certamente veria no novato um protótipo ideal para ocupar o papel de ‘cabeça da pressão’ defensiva cujo o novo treinador do 76ers tem utilizado constantemente ao longo de sua carreira (de Rajon Rondo, nos tempos de Celtics; a Patrick Beverley, nos últimos anos de Clippers).

O sophmore de Duke traz ainda consigo boa experiência atuando fora da bola – já que, em seu primeiro ano de NCAA, relegava o protagonismo de ball handler na meia quadra a RJ Barrett, Cam Reddish e Zion Williamson, estrelas do programa na ocasião.

Contra ele, no entanto, pesa as dúvidas quanto à sua capacidade de conectar arremessos de 3-PT com consistência suficiente para manter o espaçamento necessário na hora de punir dobras contra Embiid no post ou capitalizar as infiltrações seguidas de passe criadas por Simmons.

3) Cassius Winston (Michigan State) – Armador – 22 anos
1,85m de alt., enverg. de 1,92m e 84kg

Um dos principais arremessadores da classe, Winston chegaria para ser – de imediato – também um dos principais alvos do 76ers na linha dos 3-PT.

O armador entrega tremenda versatilidade nesse quesito ao conectar chutes longos com muito conforto em spot ups, na saída de screens ou ainda a partir do drible – principalmente na saída de PnR’s (43% de aprov. nos 3-PT e 4.3 tent. no acumulado da carreira universitária).

Diferente de Maledon e Jones, porém, Winston deverá ser – provavelmente – um mismatch a ser explorado no lado defensivo da quadra pela falta de atleticismo e mobilidade lateral.

#nba #76ers #draft #nbadraft