Terminada mais uma semana, hora de elegermos os três melhores novatos do período:

1) Collin Sexton (Cavaliers) 20.5 pts / 3.3 rbt / 53% FG

Toda vez que um armador novato consegue média de mais de 20 pontos com um aproveitamento superior a 50% nos arremessos de quadra – ainda que durante uma única semana – é algo para ser celebrado.

Afinal, a dificuldade da tarefa é tamanha que jogadores consagrados como Damian Lillard e Kyrie Irving jamais conseguiram sustentar o feito durante uma única temporada de suas carreiras.

Sexton o fez durante 7 dias com extrema confiança em seu arremesso de média distância, em geral em situações de drible-parada-e-chute – nas quais seus marcadores ainda preferem manter distância para evitar que o calouro ataque o aro.

O jogador foi ainda a principal razão pela qual o Cavaliers teve sua melhor semana na temporada até aqui – vencendo duas de suas quatro partidas e sendo competitivo em todas elas.

2) Deandre Ayton (Suns) 19.3 pts / 10.3 rbts / 1 toco / 70% FG

Para quem só olha as estatísticas em o assistir jogando, pode atribuir a extrema eficiência de Ayton nos arremessos de quadra à sua posição na quadra.

Mas assistindo-o jogar percebemos que muitos de seus arremessos possuem alto grau de dificuldade – ao menos para os outros jogadores – não tão talentosos quanto ele

Nesta semana, em particular, Ayton adotou postura extremamente agressiva misturando jogo de costas e faceup.

3) Luka Doncic (Mavericks) 17 pts / 6.3 rbts / 5 asts / 1.7 roubo de bola / 38.1% FG

Embora não tenha sido efetivo nos arremessos de quadra, o esloveno contribuiu em múltiplas facetas do jogo para o sucesso coletivo de sua equipe.

Sua atuação como criador de jogadas, por exemplo, foi a melhor em todo ano ao explorar as diversas oportunidades que teve como principal ‘ballhandler’ em situações de pick and roll – e atingir seu melhor índice de turnover por assistências com 1.6 assistência para cada desperdício cometido.

#nba #nbadraft #rookies #basquete